Logo-tipo---POLICLINICA-v2

Serviços de controlo de Pragas

Realizamos todo tipo de serviços na área do Controlo de Pragas, utilizando as melhores técnicas, os produtos mais avançados e seguros existentes no mercado.


bugs
Desbaratização
mouse
Desratização
ant
Controlo de Formigas


Desbaratização

As Baratas são conhecidas pela propagação de doenças, tais como, alergias, salmonela, disenteria, gastroenterite, toxoplasmose, entre outras, uma vez que do seu contacto com alimentos, copos, pratos e outros utensílios resulta a contaminação das superfícies.


As “baratas domésticas” vivem nas residências ou no seu redor, procurando ambientes com condições propícias relacionadas com disponibilidade de alimento e abrigo (locais quentes, escuros e húmidos). Possuem grande capacidade de adaptação e resistência, podendo adaptar-se às mais diversas condições ambientais.


A capacidade de se reproduzirem rapidamente exige uma resposta rápida aos primeiros sinais de infestação pelo que é imprescindível o recurso a um serviço profissional, com a utilização de produtos e soluções especializadas, para uma eficaz eliminação da praga em todas as fases do seu ciclo de vida, evitando a disseminação.


O serviço de controlo e prevenção de baratas caracteriza-se pela avaliação e identificação dos locais com características favoráveis ao alojamento e consequente aplicação, manutenção e controlo das soluções, físicas ou químicas, implementadas.


Uma barata fêmea, produz um ovo-cápsula, chamado ooteca a qual transporta protuberante na ponta do abdómen.


A barata Alemã (blatella germânica) transporta-a por trinta dias. As restantes espécies, ao fim de um dia, depositam a ooteca em local escondido escuro e quente.


As ootecas das baratas americana e oriental, dão origem a cerca de 12 novas baratas cada, produzindo cada fêmea cerca de 600 a 800 novos indivíduos, por ano.


A ooteca da barata alemã dá origem a 30 novas baratas. Neste caso, cada fêmea pode dar origem a 30000 novas baratas por ano.


OOTECAS (OVOS) – As baratas podem transportar os seus ovos até quase à altura da eclosão destes, num período de 30 a 60 dias.


NINFAS E ADULTOS – Desses ovos saem ninfas que se vão desenvolvendo por mudas, durante cerca de 6 meses.


BARATAS EM COZINHA – Já adultas, infestam cozinhas, esgotos todas as zonas onde possam encontrar alimento ou abrigo. O seu tempo de vida varia de 7 a 9 meses.

Desratização

São habitualmente vistos durante o dia quando o grau de infestação é muito grave, um casal de ratinhos domésticos pode originar no mesmo período cerca de 200 novos indivíduos.

Os roedores, ratos e ratazanas, são potenciais veículos de transmissão e disseminação de doenças graves, a atuação na prevenção e controlo é essencial.


Para além das questões sanitárias, estes animais podem causar danos materiais consideráveis relacionados com a danificação de cabos elétricos, mobiliários, documentos, stocks de mercadorias, paredes e pavimentos.


O serviço de controlo e prevenção de roedores caracteriza-se pela avaliação e identificação de barreiras físicas que dificultem o acesso e permanência no interior das instalações e imediações, bem como a utilização de rodenticidas, tóxicos e/ou não tóxicos, aplicados em postos de engodo colocados em sítios estratégicos e consequente controlo e inspeção periódica dos mesmos.


PRODUTOS RODENTICIDAS


A eliminação e controlo dos roedores incluem a utilização de anticoagulantes de 1ª geração (rodenticidas de ingestão múltipla, consumo de várias tomas até atingir a dose letal), de 2ª e 3ª gerações (dose letal com uma única ingestão), dependendo das características dos espaços a tratar e tipo de pragas.


No setor alimentar são utilizados produtos específicos, não tóxicos, em conformidade com os requisitos definidos para este setor.


Os ratos são vetores de contaminação para o ser humano, podendo transmitir graves doenças:


INFECÇÕES INTESTINAIS


Os ratos são portadores de Salmonelas, bactéria responsável por infeções intestinais do tipo tifóide, que se transmitem ao ser humano através de alimentos contaminados.

LEPTOSPIROSE

A doença mais grave transmitida por ratos na Europa.

É frequente entre agricultores e trabalhadores de pecuárias, ou em pessoas que laborem em áreas molhadas.

A doença é provocada por uma Leptospira, um organismo que se encontra no sangue ou urina dos ratos.

O Homem é contaminado pelo contacto com a água ou matérias recentemente contaminadas por urina ou sangue, por alimentos contaminados ou pela mordedura.


TRIQUINOSE

Doença que se transmite a porcos e destes ao Homem, não sendo rara a sua incidência em humanos.


PESTE NEGRA OU BUBÓNICA

Doença transmitida pela pulga do rato.


TIFO MURINO

Doença transmitida pelo piolho do rato.

Desratização


As Formigas podem tornar-se num incómodo, viajam bastante na sua procura por alimento, seguindo em grupo pelos trilhos que criaram em redor da fonte de alimento, tornando-se um incómodo em Residências e Empresas.


O controlo de Formigas adequado é essencial para prevenir danos relacionados com a contaminação dos alimentos, bem como com a má imagem e consequentes prejuízos.


As Formigas pertencem à ordem Hymenoptera. São parentes próximos das Abelhas e das Vespas. Cada colónia tem capacidade para conter até meio milhão de Formigas. As Formigas obreiras podem viver até 7 anos, enquanto que a rainha pode viver até 15 anos.



TIFO MURINO

Doença transmitida pelo piolho do rato.